A importância da Leitura na formação do Imaginário da criança e no desenvolvimento da imaginação e reflexão, são chaves para a travessia da infância para a adolescência.
Os Contos de Fadas são de fundamental importância, pois sua linguagem, mostra um mundo Mágico e Fabuloso, que ajuda a criança a elaborar suas angústias básicas e incontroláveis, como: a origem da vida, a morte, o abandono, a inveja destruidora, a perda dos pais e a sexualidade.
O psiquiatra infantil Bruno Bettelheim, nos mostra que as histórias infantis clássicas, são terríveis, mas não desesperantes, pois é , no mundo feérico, feito de madrastas cruéis e pais tiranos que a criança aprende a lidar com as mais diversas provações e, assim, torna-se aguerrida.
Os Contos, consubstanciam experiências imemoriais, desenvolvem a Imaginação e preparam o jovem leitor para conhecer um mundo difícil e aterrador, mas para o qual sempre existe uma saída.
O Pequeno Polegar graças à sua habilidade, safa-se da floresta cheia de perigos. O Porquinho esperto e trabalhador, constrói a casa de tijolos e não é comido pelo lobo. Cinderela enfrenta a rivalidade entre as irmãs e a maldade da madrasta e com inteligência consegue vencê-las. Esses, são alguns exemplos de Contos que têm um conteúdo cheio de Fantasia e Magia.
O Imaginário contido nos Contos, serve, sem dúvida, de iniciação para que as crianças se tornem adolescentes saudáveis e, assim, não precisem evadir-se na velocidade, nas drogas, na mentira e até , no suicídio. Adolescentes que cometem esses erros, foram, sem dúvida, crianças que não puderam sonhar na época que isso lhes era indispensável.
A Leitura deve ser incentivada sempre, mas também, devemos estimular para que vejam bons filmes, boas peças teatrais, para que possam refletir e, conseqüentemente, chegar à individuação, maturidade e crescimento afetivo.
LIVROS são insubstituíveis. A Leitura deve ser uma atividade freqüente e envolver, se possível, toda a família.
Através da Leitura as crianças vão conhecer um outro mundo – o mundo que elas vão ter que enfrentar, assim que deixarem de ser crianças!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário