sábado, 23 de junho de 2012

O Galinho de Ouro (conto russo)




O rei Dadon era um tzar valente e famoso pelas muitas campanhas e batalhas ganhas de inimigos e vizinhos. Mas, quando começou a envelhecer, o tzar, fatigado, resolveu descansar das lutas, e se entregar a uma vida tranquila e sossegada. Porém, os inimigos, percebendo isso, começaram a perturbá-lo, atacando o seu reino por um lado  e por outro, causando muito prejuízo. Até que o tzar, não suportando mais os ataques, mandou chamar o famoso sábio, um velho astrólogo e advinho, para lhe pedir conselhos.
O mago chegou, apresentou-se, ouviu a queixa do tzar, e sem demora tirou da sua sacola um galinho de ouro, e disse:
- Magestade, manda colocar esta ave na ponta da agulha da mais alta torre do teu castelo. Este galinho de ouro será teu fiel guarda e sentinela. Se tudo em volta estiver em paz, ele ficará quieto no seu posto de observação. Mas, se qualquer perigo ou surpresa desagradável estiver se preparando para ti, bem antes do acontecimento o galo de ouro acordará, baterá as asas e se voltará para o lado de onde virá a ameaça, soltando um sonoro cocoricó, e tu poderás te preparar para qualquer emergência
O tzar agradeceu ao mago e disse, ao despedir-se dele:
- Por este grande serviço, eu prometo cumprir o teu primeiro desejo, qualquer que ele seja ele, ó sábio mago.
- Quando  chegar esse dia, tu saberás o meu desejo tzar, disse o mago e foi-se embora.
E, daquele dia em diante  o galinho de ouro ficou bem quieto no seu posto de observação, no alto da torre.
Um ano transcorreu em paz, depois outro e mais outro. Mas um belo dia o tzar Dadon, que descansava no seu leito real, foi despertado pelo sonoro cocoricó do galinho de ouro, que batia as asas e se virava para o lado do Oriente. O tzar imediatamente mandou seu filho  mais velho para aquele lado, à frente de um forte exército. O galinho aquietou-se e se calou.
Passados oito dias, o filho do tzar não voltava, e nem mandava notícias. E, de repente, o galinho de ouro  agitou-se e cocoricou de novo, anunciando perigo iminente, do mesmo lado.
O tzar , alarmado, enviou  o seu segundo filho, à frente de outro exército, para o Oriente, a fim de resgatar o irmão mais velho. Aí o galinho se aquietou de novo.
Passaram mais oito dias sem notícias, e o galinho começou novamente a cocoricar o alarme.O tzar resolveu então, partir ele próprio em busca dos filhos, com seu terceiro exército.Andaram por vários dias sem vestígios de ninguém, até que chegaram     a um vasto e descampado lugar onde no meio se erguia uma grande e rica tenda de seda. Na frente da tenda estavam seus dois filhos mortos com suas espadas cravadas no peito um do outro.Mortos em duelo. Assim como os dois exércitos estavam dizimados. O tzar ficou desesperado e, de repente, a tenda se abriu  e de dentro dela surgiu uma donzela lindíssima . Sem uma palavra, ela olhou para o tzar e, com um sorriso radioso, tomou-o pela mão e o levou para dentro da tenda. O tzar deslumbrado com sua beleza esqueceu as mágoas e os filhos, e passou uma semana inteira na tenda da princesa.
Finalmente, ao fim de oito dias , o tzar empreendeu o caminho de volta à sua capital, com o seu exército, levando consigo a esplendorosa princesa com a qual queria casar-se.
O povo recebeu o tzar com grande festa e, no meio da multidão festiva, quem o aguardava era o velho mago que lhe dera o galinho de ouro.
O tzar cumprimentou-o e disse:
- Sou infinitamente grato pela alegria e felicidade que te devo.
- Salve magestade, disse o mago. Ainda te lembras do nosso trato? Prometeste , pelos meus serviços, satisfazer o meu primeiro desejo, qualquer que fosse ele. Eu lhe disse que quando chegasse a hora tu saberias qual seria. Pois esse dia chegou, ó tzar!
- E qual é o teu desejo? Perguntou o tzar? Fala, palavra de rei não volta atrás.
- O meu desejo, ó tzar, é que me dês de presente a princesa oriental que trouxeste contigo.
- O quê????exclamou o tzar, será que enlouqueceste, velho???
- Não enlouqueci nem estou possuído por nenhum demônio, estou só cobrando a promessa que me fizeste e disseste que palavra de rei não volta atrás!.
- É verdade que eu fiz esta promessa e quero cumprir, mas tudo tem limite! Para que queres a donzela, esqueceste com quem está falando?gritou o tzar irritado. Podes fazer qualquer pedido em ouro, jóias, preciosidades do meu reino ...
-Não quero nada disso, interrompeu o mago, quero ver cumprido o meu primeiro desejo, a princesa oriental.
O tzar ficou furioso e disse:
- A resposta é Não!!! E mais, agora não receberás mais nada de mim, saia da minha frente seu velho atrevido!
O velho mago ofendido e indignado queria falar, mas recebeu um violento golpe com o cetro do tzar e caiu morto, e a princesa ria as gargalhadas para espanto de todos.
O tzar estava tão apaixonado que não achou nada de mais as suas risadas!
Súbito ouviu-se na praça um barulho estranho e diante dos olhos de toda a capital, o galinho de ouro se alvoroçou, bateu asas, soltou-se da agulha da torre e desceu rapido, dando uma bicada na cabeça do tzar e voou sem ninguém poder fazer nada.
O tzar no mesmo instante soltou um gemido e caiu no chão sem vida.
A princesa...sumiu sem deixar rastro, com se não tivesse existido!!!!!!!

****promessas devem ser cumpridas, mas combinar antes é sempre bom!!!!!!!!






Nenhum comentário: