segunda-feira, 30 de abril de 2012

AS FADAS ESTÃO DE VOLTA


Até os distraídos puderam notar que, entre as muitas curiosidades do nosso tempo caótico, dinamizado pela cultura cibernética, vem se sobressaindo a crescente onda de interesse pela literatura alimentada pela magia, pelo sobrenatural, pelo mistérioda vida, das forças ocultas. E, no rastro desses interesses, também as Fadas estão de volta, entrando não só nos lares, mas também nas escolas.
            Multiplicam-se nas livrarias as edições e reedições dos contos de fadas ou contos maravilhosos, lendas, mitos, clássicos antigos e modernos. O mercado oferece, em sedutoras edições ilustradas, toda uma literatura que parecia perdida no tempo: A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela ou a Gata Borralheira, Dom Quixote e muitos outros. Livros que parecem anacrônicos ao serem confrontados com este nosso ciberespaço, mas que são verdadeiras fontes de sabedoria.
            Não há dúvida de que estamos vivendo em um limiar histórico: entre uma ordem de valores herdada da tradição progressista (e hoje em pleno processo de superação/transformação) e uma desordem em cujo bojo um nova “ordem” está em gestação...(muito embora ainda não tenhamos idéia de como ela será!). É nesse limiar ou nessa fronteira que se situa o papel formador desses livros antigos. Portanto, longe de serem vistos como algo superado ou mero entretenimento  infantil, precisam urgentemente ser redescobertos como fonte de conhecimento de vida. E, nesse sentido, descobertos como auxiliares fecundos na formação  da mente dos novos , dos “mutantes” que já estão chegando e precisam ser preparados para atuar no amanhã, que está sendo semeado no hoje...
            Sabemos que, para realizarmos a urgente tarefa da reestruturação das atuais formas de educação, seria quase preciso que tivéssemos uma varinha de condão, tais
o gigantismo e as dificuldades com que ela se apresenta. Isso porque não se trata apenas de alterar  métodos ou estruturas, mas transformar Mentalidades.
            E como fazê-lo? Como orientar hoje os novos construtores  do mundo de amanhã? Um dos recursos é redescobrir a literatura arcaica, as palavras-de-origem (como os contos de fadas), e por meio dela refazer o caminho de ontem e estimular , ao mesmo tempo , o poder mágico que existe  no próprio ser humano: o Conhecimento.
Literatura é ato de relação do eu com o outro e com o mundo. Os tempos mudam incessantemente, porém a natureza humana permanece a mesma.


*******Este texto foi tirado de um excelente livro da Nelly Novaes Coelho – “O Conto de Fadas” – editora Paulinas
Ela nesse livro pretende oferecer como uma espécie de “seta orientadora” para pais, professores, avós...que assumiram a tarefa de guias dos pequenos ou adolescentes no caminho do Conhecimento que leve à auto realização de cada um como parte consciente e atuante do todo.

Nenhum comentário: