quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Conto de Fadas versus Conto Maravilhoso



O que entendemos por “conto de fadas” é o mesmo que Vladimir Propp denominou “conto maravilhoso”, em função da onipresença de algum elemento mágico ou fantástico nessas histórias. Contos de fadas não precisam ter fadas , mas devem conter algum  elemento extraordinário, surpreendente, encantador. 
Maravilhoso provém do latim mirabilis, que significa  admirável, espantoso, extraordinário, singular. Muitos optaram por essa denominação justamente por  conta da vastidão de personagens e fenômenos mágicos , absurdos ou fantasiosos que podem povoar os reinos encantados .
Mas a sabedoria popular manteve as Fadas como representantes desse reino.
As fadas já foram associadas às Moiras, imaginadas com uma roca nas mãos , que conteria o fio de nosso destino, como uma espécie de parteiras mágicas , que possibilitam a vida e definem os seus percalços .
As fadas seriam herdeiras das sacerdotisas de ritos ancestrais , já que a elas é resevada a função  de veicular a magia.
O elemento fantástico presente como Maravilhoso nessas narrativas cumpre a função de garantir que se trata de outra dimensão, de outro mundo, com possibilidades e lógicas diferentes. A festa começa quando pronunciadas as palavras  mágicas Era uma vez...como senha de entrada!
Infelizmente a tradição oral cedeu espaço ao império das imagens, pois hoje tudo que se diz deve ser ilustrado .
Perdeu-se muito pois,  os sons, os silêncios, a entonação e a capacidade dramática , dos contadores de histórias foram substituídos pela televisão, o cinema e os livros ilustrados  e em quadrinhos.
A maioria dos contos de fadas é provável que esteja irremediavelmente esquecida .
Os contos de fadas  que conhecemos, devem a sua sobrevivência aos flocloristas que nos legaram suas versões , através de compilações , e nos fizeram conhecer essas tramas tão antigas. Porém nunca devemos deixar de contar uma história oralmente, pois só assim as crianças podem sonhar e realizar quem são e como são os personagens dessa história.
 Isso é mágico!!!!

Nenhum comentário: