quarta-feira, 30 de maio de 2012

A raposa e o Cavalo




Havia um camponês que no passado tivera um cavalo fiel, mas o animal envelhecera e não podia mais fazer o seu trabalho. Seu dono o alimentava de má vontade e dizia:
- Não tenho mais uso para você, mas continuo a sentir afeto por você, e se me provar que ainda é forte  o bastante para me trazer um leão eu o sustentarei até o fim dos meus dias. Mas agora vai andando, fora do meu estábulo. Enxotou-o para o campo.
O coitado do cavalo ficou muito triste e entrou na mata à procura de abrigo contra o vento e o mau tempo.Ali encontrou uma raposa que lhe perguntou:
- Por que está vagando cabisbaixo e tão solitário?
-  Ai de mim! Exclamou o cavalo. – A avareza  e a honestidade não convivem nada bem. Meu dono esqueceu todos os serviços que lhe prestei durante tantos anos, e porque não consigo mais puxar o arado ele não quer mais me alimentar e me expulsou de casa.
- Sem a menor consideração? Perguntou a raposa.
- Apenas com o único consolo de me dizer que, se me restassem forças suficientes para lhe levar um leão, continuaria a me manter, mas ele sabe muito bem que a tarefa está acima das minhas possibilidades.
A raposa disse então:
- Eu o ajudarei. Deite-se aqui e estique as pernas como se estivesse morto. – O cavalo obedeceu e a raposa foi a toca do leão, não muito longe, e disse ao leão:
- Tem um cavalo morto lá adiante. Venha comigo e terá uma refeição rara. – o leão a acompanhou e quando chegaram onde estava o cavalo a raposa disse ao leão:
 - Você não pode comer aqui à vontade. Faça o seguinte. Vou amarrar o cavalo  em você e aí poderá arrastá-lo para sua toca e comê-lo tranquilamente.
O plano agradou ao leão, que ficou parado junto ao cavalo para que a raposa pudesse amarrá-los. Mas a raposa prendeu as pernas do leão, à cauda do cavalo e apertou o nó de um jeito que ele não pudesse se soltar.
Quando terminou , deu uma palmadinha no ombro do cavalo e disse:
-Puxe meu velho!  puxe!
Então o cavalo se levantou e saiu arrastando o leão. A fera rugiu enfurecida, fazendo os pássaros fugirem para longe. Mas o cavalo não se importou com os rugidos do leão e não parou até chegar à porta do seu dono.
Quando o dono o viu mostrou-se muito contente e lhe disse:
- Você ficará comigo e terá vida mansa enquanto viver. O cavalo passou a ser bem alimentado até morrer!!!
O leão fugiu para a floresta!!!!!!!!


Nenhum comentário: