terça-feira, 15 de maio de 2012

RAPUNZEL



Era uma vez um casal, que há muito tempo desejavam em vão ter uma criança.
O casal tinha no fundo da casa uma janelinha, da qual se podia ver um formoso jardim, cheio de flores e ervas , mas era cercado por um muro alto, e ninguém se atrevia  a entrar ali, porque pertencia a uma feiticeira  que tinha muito poder  e era temida por todos.
Certo dia estava a mulher diante da janelinha , quando viu um canteiro cheio dos mais lindos  raponços , que servem para saladas. Ela sentiu o maior desejo de comer aqueles raponços . O desejo só aumentava e ela estava ficando magra e tristonha. O marido assustado perguntou :
- O que lhe falta , querida mulher?
-Ai, respondeu ela, se eu não puder comer daqueles raponços do jardim da feiticeira , eu vou morrer.
O marido, que muito a amava resolveu tentar agradar a esposa e, ao entardecer pulou  o muro do jardim da feiticeira , arrancou um punhado de raponços  e levou para a sua mulher. Ela fez logo uma salada e comeu tudo com a maior vontade, mas no dia seguinte ela queria mais. O marido que a amava foi novamente pular o muro, mas desta vez a feiticeira apareceu  à sua frente e ele levou um grande susto!
-Como te atreves , disse ela raivosa, a invadir o meu jardim para roubar os meus raponços? Vais te dar mal!!!!!!
-Ai senhora, disse ele, eu só fiz isso pela minha mulher que viu seus raponços pela janela e ficou com muito desejo de comê-los, senão morreria.
Então a feiticeira falou:
-Se o que me disseste for verdade eu deixarei você levar quantos raponços quiseres. Só que tem uma condição: terás que me dar a criança que o bom Deus vos dará!
O homem prometeu, pois a mulher não conseguia ter filhos.
Passou um tempo e a mulher ficou grávida e teve a filha e a feiticeira logo apareceu para fazer cumprir o trato que fizera com o homem. A mulher ficou desesperada, mas nada pode fazer.
A feiticeira colocou o nome na menina de Rapunzel. Era uma linda criança, mas quando ela completou 12 anos, a feiticeira trancou-a numa torre que ficava na floresta e não tinha escada e nem porta. Só lá em cima uma pequena janelinha.Quando a feiticeira queria ir lá em cima gritava:
“Rapunzel, Rapunzel,
Solta teu cabelo!”
Rapunzel tinha cabelos muito longos brilhantes como ouro. Ela os trançava e jogava as tranças para a feiticeira subir.
Alguns anos depois o filho de um rei, cavalgando pela floresta, passou pela torre e ouviu um canto que era tão lindo, que ele parou e ficou a escutar. Era Rapunzel cantando. O príncipe queria subir na torre, mas não encontrou porta. Voltou para casa triste , mas sempre passava por lá para ouvir aquele canto.Um dia estava parado perto de uma árvore, quando escutou a feiticeira a chamar a moça. Ela deixou cair as tranças e o rapaz viu a feiticeira subir.
No dia seguinte ele foi até a torre e também gritou:
“Rapunzel, Rapunzel
Solta o teu cabelo!”
Logo as tranças caíram e ele subiu.
Rapunzel se assustou muito, pois não conhecia homens, mas o príncipe começou a falar sobre o canto que escutara e tinha tocado seu coração. Rapunzel perdeu o medo e disse para ele vir vê-la sempre.
O príncipe perguntou se ela queria casar-se com ele e ela logo aceitou para livrar-se da prisão e da feiticeira. Disse:
- Irei contigo de bom grado, mas não sei se poderei descer, quando voltares , trazes sempre fios de seda e eu tecerei uma trança para que possa descer e você me levar no seu cavalo.
Combinaram que ele viria sempre ao anoitecer, porque cedo a feiticeira ia sempre.
Um dia rapunzel perguntou à feiticeira.
-Dize-me , como é isso, que me é muito mais difícil e pesado puxar-te para cima, do que o jovem filho do rei, que chega aqui num instante?
-Ó menina endiabrada, gritou a feiticeira, o que está me dizendo. Fui enganada?
Na sua raiva pegou o cabelo de Rapunzel e cortou  bem curto. Levou a moça para um lugar solitário e deserto, para que ela ficasse .
No mesmo dia que prendeu a moça ela pegou o cabelo cortado e fez uma trança prendendo no gancho da janela da torre, quando o príncipe chegou e gritou.
“Rapunzel, Rapunzel,
Solta teu cabelo!”
A feiticeira deixou cair a trança. O príncipe subiu, mas lá em cima não encontrou   a sua amada, e sim a feiticeira.
- Aha!!!! Gritou ela, veio buscar sua amada, mas ela já está presa em outro lugar  e você não mais a verá !Vou furar teus olhos!!! Ele gritou de dor e pulou da torre e os espinhos embaixo furaram mais seus olhos e ele ficou cego e vagando sem rumo pela floresta.
Andou sem rumo por muito tempo na floresta, até que um dia ouviu a voz da amada e, dirigiu-se para o lugar de onde vinha a voz  e Rapunzel quando o viu reconheceu-o  e caiu em seus braços chorando. As lágrimas dela caíram nos olhos do rapaz e ele voltou a enxergar novamente.
O príncipe muito feliz levou-a para o seu reino e foram felizes.

Nenhum comentário: